Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, a ONU instituiu em 1992 o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água.
Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% está disponível para o consumo humano, sem, contudo, distribuição igualitária, o que gera diversos conflitos.
Além da escassez de água, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a pouca água disponível imprópria para o consumo.
De acordo com a ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água potável, sendo que três bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada, exaltamos, por nosso Comitê de Sustentabilidade, a importância das medidas efetivas de seu resguardo, principalmente diante do momento de crise pandêmica em que vivemos.
Em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.